Confira a documentação necessária para comprar, alugar ou vender seu imóvel


Documentos para comprar um imóvel



Documentos de Identificação


Para comprar um imóvel independente do tipo valor ou natureza o primeiro passo é comprovar a identidade e regularidade do comprador. Portanto os documentos necessários são:


1. Documento de Identidade - RG / Carteira de Habilitação
2. Número do CPF
3. Certidão e nascimento, casamento ou averbação
4. Comprovante de residência atualizado



Documentos de comprovação de renda


No caso de compras realizadas através de financiamento imobiliário ou que possuam relação com alguma intituição financeira uma etapa extra referente a comprovação de renda se torna parte do processo. Nesse caso os documentos a seguir também deve ser apresentados:


5. Carteira de Trabalho
6. Contra cheque dos últimos três meses
7. Extratos bancários dos últimos três meses
8. Extrato atualizado do de FGTS
9. Declaração de imposto de renda e recibo de entrega

Com base nessa documentação os principais trâmites de uma negociação imobiliária já podem ser realizadas. Em negociações especiais, ou que envolvam outros bens como parte do pagamento podem ser necessários outros documentos durante o processo que variam de caso a caso.


Com base nessa documentação os principais trâmites de uma negociação imobiliária já podem ser Com o suporte completo oferecido pela Sala de Estar Imóveis a burocracia referente aos tramites da negociação ficam por conta de um consultor imobiliário especializado no assunto. Assim você como comprador fica tranquilo para se preocupar apenas com a escolha do imóvel desejado.


Se você tem alguma dúvida relacionada a documentação necessária para comprar um imóvel entre em contato com a Sala de Estar e conte com o suporte especializado dos nossos especialistas.


Documentos para vender um imóvel


Para realizara a venda de um imóvel é muito importante ter os principais documentos do imóvel e do proprietário atualizados e disponíveis.


Esse é um fator importante pois parte dos documentos necessários são obtidos através de cartórios ou órgãos públicos, e são processos que normalmente levam tempo para serem tramitaodos.


Ter todos os documentos disponíveis pode facilitar uma negociação rápida e evitar a perda de um bom negócio.

Documentos do Imóvel


1. Registro / Matrícula do Imóvel
2. IPTU do Imóvel


Documentos do proprietário


3. Documento de Identidade - RG / Carteira de Habilitação
4. Número do CPF
5. Certidão e nascimento, casamento ou averbação
6. Comprovante de residência atualizado



Documentos e materiais complementares (opcionais)


A lista de documentos e materiais abaixo não é obrigatória mas pode ser complementar aos principais documentos citados anteriormente.

1. Declaração de Inexistência de Débitos Condominiais / Certidão de ônus reais
2.Habite-se (Em caso de venda através de financiamento imobiliário)
3. Plantas e projetos (Arquitetônica, Estrutural, Elétrica, Hidrosanitária);
4. ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) do engenheiro responsável pela obra;
5. Memorial descritivo do imóvel
6. Fotografias do imóvel internas e externas do imóvel


Se você pretende vender um imóvel e está em busca de suporte para uma venda segura e sem ter que se preocupar com a burocracia, entre em contato com a Sala de Estar Imóveis e conte com todo o suporte necessário para fazer um bom negócio.




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